Garantias Locatícias

A equipe da Monteiro Imóveis está preparada para esclarecer todas as informações relativas à locação de imóveis, principalmente sobre os direitos e deveres do proprietário-locador e do locatário e também sobre as garantias da locação, que facilitam o negócio, oferecendo maior segurança a todos.

Há diversas modalidades de garantia, como a tradicional fiança, a caução, o seguro fiança e o título de capitalização. Certamente uma das opções irá atendê-los.

 

FIANÇA

É a pessoa que, solidariamente com o locatário, irá responder pelas dívidas oriundas do contrato de locação, tais como aluguel, condomínio, IPTU, danos ao imóvel, dentre outras. Falando de forma mais clara: é a pessoa que vai pagar o aluguel caso o locatário/inquilino não pague.

A imobiliária exige a apresentação de 2 fiadores que tenham renda superior a 3 vezes o valor do aluguel + encargos. Um deles deve possuir imóvel na cidade em que é feita a locação e que esteja devidamente registrado, livre e desembaraçado de quaisquer ônus.

  • Por que são dois fiadores?

É uma forma de ter uma garantia mais sólida já que um fiador pode perder sua renda ou vender o imóvel, então tem o outro para garantir. Exigir dois fiadores deixa a garantia mais sólida e segura, o que diminui o risco de “calote”.

  • Por que renda superior a 3 vezes o valor do aluguel + encargos?

Se o fiador não tiver renda e dinheiro para arcar com a dívida, como ele vai pagar? Este valor não é nenhuma regra, mas sim um padrão utilizado na maioria das imobiliárias. Ele pode variar para mais ou para menos e pode incluir somente o valor do aluguel ou ser acrescido dos encargos locatícios.

  • Por que deve ter imóvel registrado, livre e desembaraçado de quaisquer ônus?

Caso o fiador não pague a dívida de forma espontânea como assumido contratualmente, o locador/imobiliária poderá executá-lo, penhorar o imóvel e assim fazer com que ele assuma o débito. Afinal, ele assinou um contrato dizendo “Se o locatário não pagar, eu pago!”.

  • Por que o fiador e o imóvel tem que ser na cidade do imóvel ou da imobiliária?

Na verdade não existe uma obrigatoriedade, mas é mais seguro e mais fácil para a imobiliária porque facilita e agiliza os trâmites de um possível processo judicial. Se for em outra cidade, pode demorar muito para fazer as citações por precatória já que serão comarcas diferentes e isso atrasaria ainda mais o processo e aumentaria os custos.

 

CAUÇÃO

A caução poderá ser em bens móveis, imóveis ou em dinheiro.

  • No caso de bens móveis esta deverá ser registrada em cartório de títulos e documentos;
  • Para bens imóveis, deverá ser averbada à margem da respectiva matrícula.
  • Já a caução em dinheiro, que não poderá exceder o equivalente a três meses de aluguel, será depositada em caderneta de poupança, e o mais interessante é que esses valores serão reembolsados corrigidos para o locatário ao término da locação.

 

SEGURO FIANÇA

O Seguro Fiança é igual seguro de carro, é como se o locatário pagasse para uma seguradora ser a “fiadora” dele. É um seguro para garantir a locação e demais coberturas que deverão ser combinadas na apólice, a partir do valor do aluguel, calcula-se o valor do seguro, podendo ser parcelado, na maioria dos casos em 12 vezes, sendo renovado anualmente na duração do contrato.

O Seguro é feito através de uma análise cadastral da Seguradora. O determinante para a aprovação é a comprovação de renda e a ausência de restrições cadastrais.

 

 

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO

O Título de Capitalização é uma espécie de caução. Seu valor pode ser determinado pelo locador/imobiliária, mas geralmente é calculado sobre o valor do aluguel mais encargos.

Este valor deverá ser pago à vista, diretamente para a seguradora, e ficará caucionado em favor do locador/imobiliária. Caso você fique inadimplente, o proprietário poderá solicitar o resgate do título de capitalização que você contratou e utilizar o valor para quitar os débitos não pagos.

Entretanto, com o término do contrato de locação, cumprindo com todas as suas obrigações enquanto inquilino, você poderá ter 100% da reserva de capitalização de volta em valores atualizados.


VANTAGENS:

1. Não depender de um fiador para alugar. 

2. Serve para qualquer tipo de imóvel: 

3. Não será necessário comprovar renda.

4. A contratação é rápida e simplificada.

5. A renovação é automática.

6. Seu dinheiro de volta no final.

7. Participação em sorteios.

8. Assistência residencial gratuita: chaveiro, eletricista, encanador, entre outros.

 


Sucesso!

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Nossa equipe avaliará e entrará em contato o mais rapido possivel.

Fechar